Alimentando também a alma....

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estava quase estragando.. E virou uma sobremesa deliciosa!

Tinha na geladeira algumas nectarinas que estavam mais pra lá do que pra cá. Não dava mais pra comê-las mas jogar fora também não era uma opção. 
A solução foi cortá-las em 4 pedaços (eram daquelas que se desgrudam do caroço) e colocar para cozinhar por alguns minutos em uma calda feita com pouquíssimo açúcar e suco de maçã (gosto do da yakult, que é o mais natural). Depois de amolecidos, tirei os pedaços e deixei a calda reduzir.

Para acompanhar, amassei com o garfo um pedaço de queijo branco, misturei iogurte natural, essência de baunilha e bem pouquinho de açúcar, que até poderia ser substituído por mel ou melaço. Ficou um creme  leve e delicioso, que contrastou com o azedinho da nectarina.




Salada de Quinua com aquilo que tinha em casa

Normalmente faço salada de quinoa bem básica, com tomate, pepino e alguns temperinhos extras, quase um tabule!
Segunda-feira passada comprei quinoa mas não tinha nenhum desses ingredientes em casa, então saí pegando o que tinha no armário e misturando na salada. Ficou deliciosa!

Salada de Quinoa:

200g de quinoa em grãos, cozida
Alguns damascos picados
Uvas passas pretas
Nozes picadas
Lascas de côco (receita aqui)
Semente de girassol torrada
Azeite e sal para temperar

Gosto de serví-la gelada, fica com o sabor mais acentuado.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Côco Queimado, serve até de lanche!

Comprei um côco, daqueles marrons, para abrir e usar a polpa na produção de uma farinha de côco. Mas daí tentei triturá-lo e necas, só fiz sujeira.

Me restaram alguns pedaços grandes daquela polpa grossa e dura, mas deliciosa. Quase cortei em cubos e passei no açúcar, mas ainda bem que tive outra idéia:

Cortei lâminas bem finas com uma faca (aquele descascador de frutas e legumes com certeza faria bem melhor o trabalho) e coloquei-as em uma assadeira.

Levei ao forno com o fogo no mínimo, por quase 1 hora, para dourar, mexendo sempre.

Ficou delicioso, saudável e o melhor de tudo: as crianças adoraram! Amanhã já sei o que vai de lanche para a escola!

Mini bolinhos

Depois que meu pai voltou dos EUA com um monte de coisas de cozinha que pedi e que não pedi, fiz uns muffins ( que eu não pedi) mistura pronta, para os meninos levarem na escola.

Mais artificial impossível. Até as frutas vermelhas não eram de verdade, sei lá eu o que eram aqueles pontos rosa e roxo do bolinho. Enfim...

Isso me deu uma idéia ótima: para garantir um lanchinho mais saudável, faço uma vez por semana mini bolinhos, sempre de fruta, com açúcar mascavo, farinha integral e aveia. Saudável e ele adoram! É super prático pois não tenho nem que untar a forma, coloco direto nas forminhas de cupcake, faço metade da receita e como rende pouco, não fico com aquele bolo rodando aqui em casa!

Vale a pena!