Muita gente confunde focaccia com fogazza, mas são duas produções distintas, a primeira é uma massa feita com farinha de trigo e batata, uma espécie de pão, com coberturas variadas e muito, muito azeite. A segunda é sinônimo de calzone, aquela pizza recheada e dobrada ao meio.
Tinha aqui em casa algumas batatas que cozinhei na hora do almoço e a tardezinha usei para fazer uma focaccia pugliese. A Puglia é a região do salto da bota da Itália, onde se come absurdamente bem e em abundância. Produtos frescos, muitas verduras, legumes, peixes, frutas, temperos e frutas secas, muitas vezes colhidos na hora, direto da horta para a panela!
Italiano é um dos povos que mais preza por uma boa comida, feita em casa, fresquinha.
Segue a receita:
1 pacote de fermento biológico seco
500g de farinha de trigo branca
3 colheres (chá) de açúcar
2 batatas médias cozidas e amassadas
aproximadamente 300ml de água morna
1 pitada de sal
Azeite
tomates cereja cortados ao meio
sal grosso
Misture a farinha, o açúcar e o fermento. Junte a batata, o sal e a água aos poucos, até que fique uma mistura homogênea. Sove a massa por alguns minutos e deixe-a descansar por aproximadamente 1h30, até que cresça bastante.
Unte uma forma com bastante azeite, distribua a massa com os dedos e por cima salpique sal grosso, coloque as metades dos tomates, apertando para que "entrem" na massa. Coloque azeite por cima da massa e asse-a em forno pré-aquecido a 160-180o por aproximadamente 40-50 minutos.
O gostoso é come-la direto do forno, mas caso sobre, voce pode guardá-la em um pote bem fechado e colocá-la no forno antes de come-la novamente.
Buon appetito!
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Comente, opine, dê sugestões!